GLOSS GUAVA DISPONÍVEL PARA PEDIDOS ACIMA DE R$299 SOMENTE HOJE
Letícia Vaz Store anuncia “agenda verde” e zera emissões de CO²
● Além de compensação do CO², e-commerce de moda foca em energia limpa e descarte ambiental sustentável
● ESG é pilar da Letícia Vaz Store; medida não acarretará em aumento de preços
A Letícia Vaz Store, marca de slow fashion feminina, anuncia nesta quinta-feira (26) a implementação de uma agenda verde na companhia, que visa reduzir os impactos ambientais na produção e comercialização dos artigos de moda no varejo. Em parceria com a Carbonext, uma das líderes do setor no país, a empresa zerou as emissões de CO² desde a produção até a entrega das roupas para as clientes.
Além da compensação das emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa, a Letícia Vaz Store ainda obteve o certificado de destinação responsável dos materiais da produção. Isso faz com que todo o insumo têxtil da empresa, que comumente é descartado sem maiores cuidados, seja destinado sob responsabilidade da Ecoassist, empresa responsável pela coleta e destinação consciente com preocupação e responsabilidade socioambiental. A marca, também, passou a utilizar energia solar, considerada limpa, nos processos produtivos e de confecção.
De acordo com Letícia Vaz, founder e CEO do e-commerce de moda, a implementação de uma agenda verde na empresa vai ao encontro da preocupação socioambiental, que sempre foi um dos pilares da marca.
“A Letícia Vaz Store sempre se preocupou muito com o contexto em que estamos inseridos. Para nós, de nada adianta comercializarmos muitas peças, enquanto vemos muitas tragédias causadas por mudanças climáticas no mundo todo, sem fazer nada. Por isso, desde a fundação, em 2017, temos uma agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês) bem clara e que foi um dos pilares que fez com que a empresa ganhasse market share em um mercado tão concorrido como este”, afirma.
A redução das emissões de gases de efeito estufa é o principal ponto acertado durante a COP26 (a conferência do clima da Organização das Nações Unidas). Mais de 190 países concordaram em promover mudanças para manter o aquecimento global "bem abaixo" de 2°C acima dos níveis pré-industriais — e tentar atingir 1,5°C — para evitar uma catástrofe climática.
Segundo a estilista, a introdução de práticas sustentáveis no e-commerce não acarretará em aumento de preços para o consumidor final. “Não haverá nenhum aumento de custos às nossas clientes e amigas. Estamos descontando todos os custos da nossa própria margem, dado que é algo que realmente acreditamos. Além disso, o consumidor consciente, que é quem buscamos, exige cada dia mais que uma marca esteja alinhada com a demanda por um mundo mais ambientalmente e socialmente justo”, afirma.
Para Vaz, a agenda verde é uma demanda em conjunto entre os princípios da Letícia Vaz Store e os clientes. “Vimos a ascensão de alguns e-commerces asiáticos, que ganharam muito market share no Brasil apelando aos preços. Claro que há um choque inicial, mas acreditamos que o consumidor moderno irá, cada dia mais, olhar para quem produz de maneira sustentável e não busca o lucro apenas pelo lucro. Para nós, a moda só faz sentido com um propósito claro por trás: a de melhorar a autoestima e a vida das pessoas”, diz.
Pautas Sociais
A CEO explica ainda que a Letícia Vaz Store continuará a se engajar em pontos sociais. Segundo ela, todas as peças são produzidas no Brasil, em um esquema 100% interno, de confecção própria, e com os colaboradores registrados pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
“Nunca verticalizamos a produção das roupas pois sabemos que a moda é um dos setores que mais escravizam pessoas no mundo. Além disso, iremos anunciar em nossas redes sociais novos eventos voltados ao bem estar e qualidade de vida de nossos colaboradores”, conclui.
Sobre Letícia Vaz
Fundadora da Letícia Vaz Store, Letícia abriu sua marca de moda feminina aos 17 anos, e hoje, aos 25, tem uma empresa com mais de 60 funcionários, três fábricas próprias, além de uma legião de clientes que somam mais de 500 mil seguidores somente no Instagram e resultam em mais de 4 mil pedidos mês.
Além de estilista e CEO, a Letícia também é fundadora do MODALAB - a primeira plataforma de cursos para e-commerce de moda do Brasil.